domingo, 13 de julho de 2014

Melhore a qualidade de vida do seu animal de estimação !



 

 
Se você tem um animal de estimação e percebe que de vez em quando ele fica triste ou com comportamentos repetitivos e estranhos, talvez ele esteja precisando de algo muito simples de você proporcionar a ele, um “Enriquecimento Comportamental”.

 O enriquecimento comportamental hoje em dia já é muito utilizado em laboratórios, criadouros e até em zoológicos.
Esse trabalho consiste em utilizar objetos e outras ferramentas que venham permitir ao animal ter alguma atividade física e também alguma distração.

  Se nós humanos quando estamos sem fazer nada ou temos uma rotina ficamos entediados, imagine um animal que fica por anos e anos em um viveiro, um quintal ou em um recinto sem nada para fazer !

 Alguns problemas constatados por biólogos em animais estudados são, por exemplo, ficar andando sempre no mesmo local do recinto, ficar se coçando sem motivo ou em casos de algumas aves, arrancando suas próprias penas.

A esse comportamento dá-se o nome de: Comportamento Estereotipado.

 Este tipo de problema foi detectado inclusive em alguns animais de grande porte, como ursos, gorilas, araras e alguns felinos.
A falta de alguma atividade para um animal também pode acarretar em um comportamento agressivo.
Pode também causar a falta de apetite e com isso a má alimentação, causando baixa resistência a doenças e levar o animal a morte.

 Existem várias técnicas de enriquecimento comportamental que podem ser utilizadas, por exemplo: no caso de aves, colocar troncos, galhos e até cordas no viveiro, em outros casos podemos esconder a comida para que o animal procure, além de oferecer brinquedos como bolas e outros materiais que podem ser adaptados para esse fim.

 Com os animais domésticos em geral o trabalho de enriquecimento é mais simples, pois basta darmos um brinquedo ou um osso para o cachorro, colocar algumas argolas para o periquito ou papagaio brincar ou ainda dar uma bola de lã para o gato que, sem dúvidas veremos esses animais mais ativos e bem mais dispostos.

 Lembre-se, seu animal de estimação depende somente de você e de suas atitudes para ter uma vida bastante ativa, ficando assim mais feliz e saudável.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário