quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Bituca de cigarro, o tamanho é pequeno mas o estrago é grande!



O cigarro não faz mal só para quem o fuma, pois além de prejudicar quem está próximo ao fumante, os chamados fumantes passivos, faz mal também ao meio ambiente.
Isso porque todos os dias milhares de pessoas arremessam a bituca, ou seja, o filtro do cigarro onde quer que estejam quando terminam de fumar.

Segundo estimativas, de 4 a 5 trilhões de bitucas de cigarro se tornam lixo todo ano.
Além de causar poluição visual, uma única bituca carregada pelo vento pode ser a causa de pequenos incêndios em canteiros de estradas, ou pior, pode ser a causa de um desastre ambiental, como as queimadas em regiões de preservação.

Quando vemos uma noticia de que uma queimada pode ter sido causada por bituca de cigarro aceso, devemos considerar também que muitas espécies de animais habitavam o local, portanto o homem através do cigarro pode causar um grande desequilíbrio ao ambiente.
Uma área de vegetação queimada pode demorar anos a se recuperar, se houver recuperação, pois há ocasiões em que até as raízes das plantas e árvores são destruídas.

Uma bituca de cigarro pode levar de 2 a 5 anos para se decompor na natureza, e enquanto isso ela libera resíduos tóxicos no ambiente além de poder ser ingerida acidentalmente por algum animal, como alguma ave ou peixe, por exemplo, e causar a morte do indivíduo.

São poucas as empresas ainda que recolhem e reciclam as bitucas, elas podem ser utilizadas por usinas cooperativas, que as transformam em matéria-prima para as indústrias siderúrgicas, cimenteira e de papel.

Sou realista a ponto de saber que juntar para reciclar milhares de bitucas pode ser muito difícil, mas só de elas não fazerem parte da paisagem do dia a dia, portanto tomando o rumo do saco de lixo, já é alguma coisa.

Aproveitando o tema, lixo no meio ambiente, gostaria de citar o tempo que uma garrafa pet demora a se decompor, aproximadamente 100 anos. 
Citei a garrafa pet, pois considero ser um dos maiores problemas da atualidade, já que apesar de a reciclagem estar cada vez mais fazendo parte do dia a dia, ainda vemos muitas delas boiando pelos rios e córregos que cortam nossa cidade.

Creio que somente através da educação vamos mudar a situação atual, portanto vamos torcer para que cada vez mais o ser humano tome consciência do mal que causa ao meio ambiente, lembrando principalmente que aqui é a nossa casa e por isso mesmo é que devemos mantê-la limpa, para nós e para os nossos descendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário