terça-feira, 7 de abril de 2015

O perigoso hipopótamo


Responda a seguinte pergunta: Com qual animal africano ocorrem mais acidentes envolvendo o homem?
Provavelmente você pensou no leão ou no elefante, mas, saiba que o maior causador de acidentes com o homem na África é o hipopótamo (Hippopótamus amphibius) (foto).

Isso acontece por que ele fica praticamente o dia todo submerso nos lagos só com seus pequenos olhos para fora, e os nadadores que freqüentam esses locais para se divertir nem notam a presença de um animal tão grande como esse.

Quando essas pessoas chegam muito próximas, o instinto territorialista do hipopótamo vem à tona, aí então ele os ataca, machucando muito e às vezes até matando devido aos grandes dentes que possui.

O peso de um hipopótamo pode variar de 3.500 a 4000 quilos, ele é herbívoro e suas patas possuem uma espécie de almofada na parte inferior que irá pelo menos em parte amenizar o peso que elas têm que suportar.

A média de vida de um hipopótamo é de 45 anos e a gestação é bem longa podendo durar de 227 a 240 dias. Geralmente, nasce apenas um filhote por parto, mas, no Zoológico de São Paulo, uma fêmea chamada Tetéia há anos atrás deu a luz a filhotes gêmeos, nasceram dois filhotes e esse é um caso extremamente raro de acontecer.

A pele dos hipopótamos é nua, ou seja, desprovida de pelos que possam protegê-los do sol escaldante da África, esse é o motivo pelo qual ele passa a maior parte do dia na água e só após o pôr-do-sol é que tem uma atividade maior.

Uma curiosidade sobre esse animal é que ele pode ficar em baixo d´água sem respirar por até 30 minutos, durante esse tempo ele é capaz até de dormir só emergindo para poder pegar mais oxigênio.


Apesar de o hipopótamo causar acidentes onde vive, felizmente, não é sacrificado por isso. Tomara que um dia todos os seres humanos saibam viver em harmonia e respeitar os animais, principalmente o espaço deles, pois devemos saber que o planeta em que vivemos não é só nosso.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário