segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Por que Cobra-papagaio?



A Cobra-papagaio, (Corallus caninus) também conhecida como Periquitambóia, é assim chamada porque além de possuir as cores verde e amarela em seu corpo, ela passa praticamente toda a vida enrolada nos galhos das árvores em meio às folhas, e em função desse hábito ela é pouco vista se comparada a outras cobras.

Ela habita as árvores de toda a bacia amazônica, e com essa vida arborícola sua alimentação é basicamente composta por aves e lagartos que por ventura cruzem seu caminho nas copas das arvores.

Ela não é considerada uma serpente grande, porque alcança somente dois metros de comprimento, mas, em compensação a musculatura de seu corpo é muito forte já que além de matar suas vítimas por constrição, ou seja, apertando e sufocando, ela pode sustentar seu próprio peso se segurando apenas pela calda enrolada em um galho.

A forma de reprodução desse réptil é ovípara, ou seja, ele bota ovos, de dez a dezoito em cada postura. Seus principais predadores são as águias, devido principalmente pelo lugar em que elas costumam ficar.

Uma característica muito fácil de notar nessa espécie devido a coloração clara de seu corpo é o formato de suas pupilas, que são verticais, característica essa de animais com hábito crepuscular noturno, ou seja, ela tem maior atividade ao escurecer.

Esta é considerada por muitos uma das mais belas espécies de serpentes e muito provavelmente se trata de mais um animal que está sentindo as alterações em seu habitat, devido ao desmatamento que infelizmente ainda ocorre em nossas áreas verdes.


Portanto, a conscientização das pessoas e também das autoridades sobre o desmatamento deve sempre estar aumentando, para que um dia este problema acabe, e tanto a cobra-papagaio como muitas outras espécies de animais que habitam nossas florestas possam viver tranquilamente onde por direito é a casa delas.   

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O aquecimento global


O aquecimento global é a ocorrência de um aumento da temperatura média da superfície da terra, e isso vem acontecendo desde o início das medições em 1880. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é objeto de muitos debates entre os pesquisadores.
As explicações para o fenômeno são: as causas naturais, e as causas antropogênicas, ou seja, provocadas pelo homem.

Grande parte da comunidade cientifica acredita que o aquecimento observado se deve ao aumento da concentração de poluentes na atmosfera, causando um aumento do efeito estufa.
Veja, a terra recebe radiação emitida pelo sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor.
Os gases responsáveis pelo efeito estufa são: vapor de agua, dióxido de carbono, ozônio e CFC´s, que absorvem alguma da radiação infravermelha emitida pela superfície da terra e radiam por sua vez alguma energia absorvida de volta para a superfície. Como resultado, a superfície recebe quase o dobro de energia da atmosfera do que a que recebe do sol, e sem esse aquecimento a vida como a conhecemos não poderia existir.

Mas o problema é que os poluentes lançados na atmosfera pelas ações do homem, como a queima de combustíveis fósseis, por exemplo, aumentam esse efeito de radiação, sendo, portanto responsáveis pelo aumento da temperatura média superficial global.
Havia e ainda há muito debate sobre essas questões, alguns pesquisadores dizem que esse é um acontecimento comum, que faz parte de um ciclo que o planeta possui e dão como exemplo as eras glaciais. Porém, já é de comum acordo que mesmo que seja cíclico, o homem vem acelerando esse processo.

O ano de 2014, por exemplo, bateu recordes no registro de altas temperaturas.
Em reuniões da ONU entre os principais chefes de estado, muitos acordos já foram feitos para tentar colocar um limite na interferência do homem no clima. As mais conhecidas são, a RIO 92 e o Protocolo de Kyoto.
 Ainda neste ano será realizada a COP 21, em Paris, mais uma reunião da ONU para se tratar das questões relacionadas ao meio ambiente e também traçar novas metas que entrarão em vigor a partir de 2020.

Algumas curiosidades sobre o aquecimento global:

·     Até o final deste século o aumento da temperatura global deve ficar entre 2 e 4,5°C.
·     Todos os anos uma área de aproximadamente 2000 quilômetros quadrados se transforma    em deserto devido à falta de chuvas.
·       750 bilhões de toneladas de CO2 existem na atmosfera hoje.
·    O aquecimento da terra e também outros danos ao ambiente estão fazendo com que a seleção natural ocorra num ritmo 50 vezes mais rápido do que o registrado há 100 anos.
·    De 9 a 58% das espécies em terra e no mar vão ser extintas nas próximas décadas segundo estudos.
·     O nível do mar está aumentando devido ao derretimento das geleiras, isso pode fazer com que no futuro algumas ilhas fiquem debaixo d’água.

No último dia 27 de setembro, na abertura da reunião da ONU nos Estados Unidos, a presidente do Brasil anunciou metas ambiciosas, entre elas a de reduzir em 43% as emissões de gases estufa no país e zerar o desmatamento ilegal até o ano de 2030.

Minha opinião é que são metas exemplares, mas mais uma vez estão por enquanto só no papel, gostaria de ver isso na prática acontecendo já há muito tempo. O desmatamento, por exemplo, é uma vergonha, pois a Amazônia que é uma das maiores riquezas deste país e do mundo ainda sofre com o desmatamento. Enfim, mais 15 anos de prazo para tudo isso acabar considero tempo demais, é só pensar no que da para desmatar nesse período, esse tipo de dano ao ambiente além de outros, já deveriam ter acabado.


sexta-feira, 28 de agosto de 2015

A taxidermia


O nome taxidermia pode soar um tanto desconhecido para algumas pessoas, mas com certeza se torna mais familiar com os nomes de empalhar ou embalsamar.
Esse tipo de trabalho é realizado no Brasil a mais de 100 anos e hoje é considerado muito importante, principalmente na área da educação ambiental.

No início eram utilizadas técnicas diferentes das de hoje como, por exemplo, a utilização da argila, depois de algum tempo começaram a ser utilizados a palha e o gesso, e mais recentemente o algodão, o isopor e as resinas.

Existe uma grande diferença entre as técnicas de empalhar e embalsamar. Na taxidermia o empalhamento é feito apenas com a pele, bicos e chifres e geralmente são feitas em animais inteiros utilizando enchimentos como algodão e resinas além de arames fazendo o papel dos ossos.

Já no embalsamamento, além da pele são conservados os músculos, tendões e os ossos do animal, isso através de produtos químicos que conservam essas peças bloqueando sua decomposição.

Hoje as principais utilizações da taxidermia em animais são basicamente para a pesquisa científica e a educação, visto que através dessas peças é possível que uma pessoa tenha contato com alguns animais ou partes deles, podendo assim conhecer mais detalhadamente o animal. Além disso, elas podem ser muito uteis nos trabalhos de conscientização de preservação das espécies sendo também muito encontradas em museus e zoológicos e em algumas escolas, fazendo com que esse trabalho tenha mais valor a cada dia que passa.

Algumas pessoas pedem que taxidermizem seus animais de estimação depois de mortos, isso para continuar tendo a companhia do animalzinho que para eles fazia parte da família.

Durante o período em que trabalhei no zoológico de São Paulo e também na escola de ecologia de São Caetano do Sul, pude observar algumas das técnicas utilizadas e também os resultados desse tipo de trabalho.
Posso garantir que não é um trabalho fácil e também para qualquer um, pois é preciso ter muito estudo, como conhecimentos de biologia, anatomia, ecologia e química, além de muita habilidade e em alguns casos estomago forte.


Por tudo isso parabéns aos profissionais taxidermistas. 

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

O lobo não é mau!



Olhando a foto, o lobo europeu, (Canis lupus), parece com um cão comum, mas na verdade ele é considerado pela ciência o ancestral dos cães.
Folcloricamente os lobos têm fama de serem maus e cruéis, mas, este animal é muito sociável, cooperativo e também muito inteligente.

Sua distribuição é extensa, pois ele tem uma grande capacidade de adaptação em vários ambientes, desde um bosque até desertos e zonas polares do ártico.
A Rússia é que atualmente tem o maior número de lobos do mundo, mas ele é até hoje muito perseguido pelo homem devido ao prejuízo que causa a economia pastoril de algumas regiões.

As semelhanças entre esse lobo e os cães comuns são superficiais, pois, os lobos são mais fortes, tem os pelos mais densos e os sentidos são mais aguçados, tudo isso para obterem sucesso na hora da caça.
O Lobo europeu vive em média 25 anos e se alimenta de pequenos e grandes mamíferos, aves, anfíbios e alguns frutos, os machos pesam entre 40 e 70 kg e as fêmeas entre 35 e 45 kg.

O uivo do lobo tem como função reunir os componentes do grupo que se dispersaram após a caça e também serve para expressar sentimentos.
Eles formam alcatéias de até 50 indivíduos, nas quais impera uma hierarquia rígida onde cada um tem uma função determinada.

Quando um lobo fica doente ou velho, imediatamente o indivíduo inferior o desafia para uma luta, para tentar ocupar um posto superior no bando, isso se chama hierarquização dinâmica, e garante a prosperidade do grupo.
A mobilidade dos lobos em seu território é grande, pois em uma única noite eles podem percorrer até 60 km.

A gestação dura de 60 a 63 dias nascendo após esse período de 3 a 9 filhotes, que permanecem em um buraco pouco profundo no chão, cavado pelos pais ou já existente na natureza, a maturidade dos machos ocorre aos três anos e nas fêmeas aos dois anos.


Como podemos observar essa espécie animal não faz parte da fauna brasileira, portanto, é considerada uma espécie exótica, mas para aqueles que querem conhecer um pouco mais de perto o lobo europeu, hoje ele pode ser facilmente encontrado em exposição na maioria dos zoológicos de grande porte do Brasil.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

A dura batalha do leão!



Os leões já há muito tempo vem travando uma dura batalha com os homens, e infelizmente parece que estão perdendo.
Essa luta é por espaço, tanto que hoje em dia a maior ameaça aos leões é justamente a perda do seu habitat, que vem dando lugar á agricultura. Onde antes havia presas em abundância, o leão encontra hoje áreas cercadas para o cultivo.

Nos últimos 20 anos o número de leões caiu dramaticamente, de cerca de 80 mil para algo entre 30 mil. Em toda a África os leões desapareceram em cerca de 80 por cento da área que antes ocupavam.
O conflito entre os seres humanos e os leões é um problema muito sério em algumas regiões, na Tanzânia e em Moçambique há muitos casos de pessoas atacadas por esses predadores, mas vale lembrar que nós é que estamos interferindo no habitat deles.

Uma das maiores organizações de preservação da fauna no mundo, a (I.U.C.N.), União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais lançou já há alguns anos um alerta para o risco de extinção dos leões em boa parte da África. De acordo com a entidade, o número de leões no oeste e na região central da África está em queda acelerada e a espécie segue vulnerável, ou seja, rumo ao desaparecimento.

A (I.U.C.N.) diz que, nessas regiões, mesmo as maiores populações não ultrapassam 200 felinos. Em média, os grupos têm apenas 50 membros, e que para evitar a reprodução de leões dentro da própria família, o que se chama consanguinidade, seria desejável que cada alcatéia fosse composta por no mínimo 500 animais. A consanguinidade pode ocasionar danos genéticos e comprometer seriamente a perpetuação da espécie.

 

Curiosidades


Um filhote de leão permanece com os olhos fechados desde o nascimento até pelo menos o 15o dia de vida, e a juba começa a despontar aos 18 meses.
O leão macho, que é facilmente reconhecido pela sua juba, pode pesar até 250 kg. As fêmeas são menores, pesando em média 180 kg.

 Um macho adulto chega a medir 3,10m da ponta do focinho á ponta da cauda e pode atingir 1,10m de altura e enquanto ele mantém a segurança do território a fêmea caça para sustentar o grupo.
Os leões são exímios caçadores de grandes herbívoros, como a zebra e o gnu, mas sabe-se que hoje comem quase todos os animais terrestres africanos que pesem alguns poucos quilos.

Como todos os felinos eles tem excelente aceleração, mas pouco vigor físico, por isso, usam táticas de emboscada e agem em grupo para capturar suas presas. Muitos leões desencadeiam o ataque a apenas 30 metros de distancia da presa, mesmo assim, muitos animais ainda conseguem escapar. São dos maiores felinos vivos, menores apenas que os tigres.
Infelizmente em alguns países africanos a caça aos leões, em particular para safáris turísticos, é legalizada.


Os leões no Brasil


Desde 2005 e depois de muitas reivindicações, o estado de São Paulo proibiu que circos com animais se instalassem nas cidades. Logo depois outros estados também proibiram, como Goiás e Minas Gerais, mas ainda não alcançamos a totalidade dos estados com tal proibição.
A maioria deles possuíam leões dentre outros animais, que além de poderem causar acidentes fatais, não tinham os cuidados mínimos necessários para uma sobrevivência digna.

Quanto aos leões em zoológicos pelo país, o que eu pude constatar pessoalmente durante o período em que em um deles trabalhei, é que se por um lado eles estão em cativeiro, por outro lado estão sendo tratados por profissionais, como biólogos veterinários e nutricionistas. Hoje também existe uma maior preocupação para que se reproduzam alguns aspectos da vida selvagem, como, por exemplo, esconder o alimento para que o animal procure, treinando assim a caça e também servindo como exercício físico.
Esses animais em cativeiro podem também ser objetos de estudos, e assim propiciarem benefícios que podem ser utilizados para toda a espécie.

Creio que é motivo de surpresa para muitos saber que o leão é um animal com algum risco de extinção na natureza, mas infelizmente enquanto os homens com poder não tomarem decisões que beneficiem a convivência entre os animais selvagens e os homens, receio que talvez um dia seja tarde demais, e ai sim, só poderemos ver  certos animais pelos documentários da televisão ou em zoológicos.
 "Vida longa ao “Rei da Selva!”.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Os Insetos



Os insetos são dos animais terrestres os mais bem sucedidos, isso ocorre devido principalmente a sua capacidade de voar, o que lhe da uma vantagem grande na hora de procurar alimento ou fugir de um predador.

Existem atualmente mais de 900.000 espécies de insetos no nosso planeta, e a ciência que os estuda chama-se entomologia.

 Os insetos possuem em seu corpo um revestimento de quitina que os protege da perda de água, isso permite que eles sejam encontrados nos mais variados ambientes.
Como é a parte externa a mais resistente do corpo deles, essa estrutura que os reveste é chamada de exoesqueleto.

Eles se alimentam basicamente de partes de plantas, como folhas, caule e frutos, mas existem também aqueles que se alimentam de animais em decomposição e alguns que são parasitas, portanto vivendo à custa de seus hospedeiros.

Os insetos são muito importantes principalmente para a polinização das flores, tanto que qualquer desequilíbrio em uma determinada espécie de inseto pode acarretar na extinção de uma espécie de planta.

A abelha, por exemplo, é considerado um inseto social, pois vive socialmente em colônias e cada uma com sua função, importante para a sobrevivência da colônia.
A abelha rainha e o zangão têm somente a função de reprodução, a rainha pode botar até um milhão de ovos num período de três á cinco meses, que é o seu tempo de vida. Já as operarias tem a função de construir a colméia e fazer a manutenção, elas são muito fortes podendo puxar até 20 vezes o seu peso.

Alguns insetos podem emitir sons, como as cigarras, alguns besouros e mosquitos, isso pode acontecer principalmente em função da época de reprodução ou da maneira de voar desses animais.

Observamos mais insetos no período quente do ano, isso ocorre porque a maioria deles hiberna no inverno devido à diminuição de seu metabolismo e também porque muitos nascem no inicio do verão.

Aquela mosca bem pequena que vive circundando as frutas de nossas cozinhas e é comum de ser vista é chamada de “Drosóphila”, ela é guiada pelos órgãos olfativos que possui até uma fruta passada, frutas essas que contém fermentos que irão servir de alimento para essa mosca.

Uma dúvida muito comum é saber se um animal que está sendo observado é um inseto ou um aracnídeo, para saber a resposta basta observar o número de patas, nos insetos são seis, já se o animal apresentar oito patas não se trata de um inseto e sim de um aracnídeo.

Uma espécie de inseto que em geral é muito admirado é a borboleta (foto), elas podem ser encontradas em tamanhos que variam de 3 a 250 mm, possuem quatro asas que batem de 4 a 20 vezes por segundo enquanto que os mosquitos podem bater as asas até 1.000 vezes por segundo.
As asas das borboletas possuem um revestimento de escamas microscópicas que com a incidência da luz lhes dão um aspecto de muito brilho, cor e consequentemente muita beleza.

Percebam que é bem difícil alguém ver e querer matar uma borboleta, provavelmente devido a sua beleza. Mas parece normal matar outros insetos simplesmente porque os consideramos feios ou asquerosos.

Será que não deveríamos pensar nas formas de vida como um todo, e não considerarmos a beleza de um animal como algo importante e sim seu papel para o equilíbrio da natureza?

segunda-feira, 4 de maio de 2015

As 1001 utilidades dos Fungos !


Os fungos são popularmente conhecidos como bolores, mofos, levedos, orelhas-de-pau e cogumelos de chapéu e são muitas as espécies conhecidas pelo homem. Existem os saprófagos, que se alimentam decompondo organismos, os parasitas, que se alimentam de organismos vivos, os mutualísticos, que se associam com outro organismo e os dois se beneficiam, e por fim os predadores, que em alguns casos capturam pequenos animais para se alimentar.

Todos os tipos de fungos liberam enzimas digestivas em suas vitimas, estas enzimas destroem as moléculas simples que posteriormente serão absorvidas pelo fungo na forma de solução aquosa.

O tipo de fungo parasita pode provocar doenças em plantas e em animais, incluindo o homem. A micose, por exemplo, é provocada por um tipo de fungo.
Algumas espécies realizam a fermentação e por isso são muito utilizadas do processo de fabricação de bebidas alcoólicas muito conhecidas, como a cerveja e o vinho, além disso, também são utilizadas na preparação de pães.

O champignon, (Agaricus Brunnescens), é utilizado diretamente para o consumo e por isso é o fungo mais cultivado no mundo.
Existem alguns que são venenosos para o homem, podendo causar até a morte. Estes quando ingeridos causam alucinações e provocam sérios danos ao cérebro. A droga LSD, por exemplo, é sintetizado por uma espécie de fungo.

Mas os fungos também podem trazer muitos benefícios para o ser humano, além dos já citados alimentos e bebidas, eles são utilizados para a produção de antibióticos e outros remédios, como a penicilina, que é o antibiótico mais difundido no mundo.

Ainda existem aqueles remédios à base de fungos que prometem emagrecimento rápido. Portanto, diante das tantas serventias dos fungos aqui descritas, podemos constatar não apenas que eles desempenham uma função muito importante na natureza, mas que também tem muito valor econômico para o homem.


Enfim, devemos sempre dar atenção e cuidar cada vez mais da natureza, pois benefícios muito grandes como, novos remédios ou até novos tipos de alimentos podem estar escondidos em meio à vegetação bem debaixo do nosso nariz.