Foto: Eduardo Araujo |
É comum observarmos caminhões de prefeituras, seja lá de qual for a cidade, fazendo a retirada ou poda de árvores de uma determinada calçada.
Pois bem, isso pode estar ocorrendo por vários motivos, a raiz que está deteriorando a calçada, a obstrução da vaga de uma garagem, ou ainda uma árvore que ameaça cair ou que esteja causando problemas em fios e cabos de força ou telefone.
Ocorre que se fizermos uma boa observação, notaremos que as ruas estão ficando cada vez menos arborizadas, só vemos postes e emaranhados de fios que não são nem um pouco bonitos e muito menos melhoram nossa qualidade de vida.
Se você precisar pedir para a prefeitura retirar uma árvore que porventura esta lhe causando transtorno, tente amenizar a falta desta árvore. Não apenas tape com cimento o buraco deixado por ela.
Para os pássaros que lá pousavam, se alimentavam e até faziam ninhos, ela com certeza fará falta, para a beleza do seu bairro, para o escoamento das águas da chuva evitando enchentes também, enfim para o meio ambiente como um todo.
Se por um acaso não for mais possível plantar uma árvore no local, que seja em outro, procure compensar a que foi retirada e dê preferência a uma árvore que esteja em risco de extinção ou que seja frutífera, ficará mais bonita e atrairá também mais aves para o local.
Existem vários lugares onde as árvores que ali estão fazem muita sujeira, se você optar por retirar a árvore, tudo bem, mas procure plantar outra espécie no local que não suje muito, como, por exemplo, o (Fícus).
O Fícus é aquela árvore que podemos molda-la, redonda ou quadrada, e não causa transtornos com raízes grandes ou folhas que muito caem.
Vou citar algumas espécies de árvores brasileiras que são muito bonitas e que merecem nossa atenção: Carnaúba, Babaçu, Seringueira, Cajueiro, Cacaueiro, Castanheira, Açaí, Jatobá, Ipê-Branco, Peroba, Pinheiro do Paraná, Jequitibá, Pau-Ferro, Ipê Amarelo, Pau-Brasil, Paineira, e o Ipê Roxo.
Enfim, agindo corretamente podemos melhorar nossa rua, nosso bairro e conseqüentemente nossa qualidade de vida, assim o meio ambiente de quem também fazemos parte sentirá um menor impacto das ações do homem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário