sábado, 20 de dezembro de 2014

P.E.F.I. : Uma "sufocada" reserva de mata atlântica!



O P.E.F.I., Parque Estadual das Fontes do Ipiranga fica a poucos quilômetros do centro da cidade, margeia um trecho da rodovia dos Imigrantes (foto) e poucas pessoas conhecem sua importância e seu valor histórico para São Paulo.

Essa área tem 825.000 m2 e é também conhecida como Parque do Estado.
Nela existem dois aqüíferos e 24 nascentes que dão origem ao histórico Riacho do Ipiranga, também é lá que está inserido o Jardim botânico, o Jardim Zoológico de São Paulo, a Secretaria da Agricultura além de outras entidades.

O P.E.F.I. é a terceira maior área remanescente de mata atlântica de São Paulo, considerada área reservada da biosfera.
Só para se ter uma idéia da quantidade de vida existente nesse local, são 261 espécies de mamíferos, 620 espécies de aves, 200 espécies de répteis e 280 espécies de anfíbios que podem ser encontrados no parque, além disso lá estão catalogadas 1.159 espécies de flores.

Essa área é na verdade uma fortaleza, que contém em seu interior pesquisadores e cientistas trabalhando para o bem estar da própria população que o cerca.

O P.E.F.I. está sendo pressionado em função da crescente urbanização da cidade e seria muito bom se todos soubessem que, sem áreas como essa a vida vai se tornando inviável, assim poderiam dar mais valor a locais que possuem mata atlântica.

Cabe também destacar que, às vezes, por desconhecerem sua importância ou simplesmente pela falta de educação pessoas jogam toneladas de lixo e esgoto na área do parque, e essa atitude pode vir a prejudicar a qualidade da água que brota nas nascentes dessa região.

Na área desse parque a temperatura costuma ser de 3 a 4 graus mais baixa que no centro de São Paulo, assim costuma ser muito agradável fazer caminhadas pela região.


A minha sugestão é, que se você ainda não conhece o P.E.F.I. possa conhecê-lo, e descubra assim sua riqueza, para que possamos nos conscientizar e também cada vez mais conscientizar o próximo da importância da preservação do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário