sexta-feira, 24 de outubro de 2014

COMPOSTAGEM: A RECICLAGEM DE MATERIAIS ORGÂNICOS



Atendendo e agradecendo a sugestão da leitora do blog, Silvia de Souza, vou falar neste post sobre um processo que é chamado de compostagem.

Processo esse que pode ser realizado em grande ou pequena escala, dependendo da necessidade de quem o faz e utiliza o lixo orgânico produzido por uma residência, fazenda ou até em empresas, lixo esse que através de um processo natural se transformará em um composto rico em substancias que servirão de adubo para plantas de pequeno ou grande porte, tais como jardins, hortas, quintais, vasos e floreiras.

 Existem maneiras diferentes de se fazer compostagem, por exemplo, utilizando minhocas, mas em um processo com minhocas os cuidados e custos aumentariam, portanto tratarei aqui da compostagem mais simples, sem minhocas.

Existem equipamentos que são vendidos já prontos e de tamanhos variados, chamados de compostores, que servem para realizar a compostagem, mas esse procedimento também é possível ser realizado em sua casa ou em um ambiente reduzido, e ainda em um equipamento artesanal feito por você mesmo.

Para quem tem um jardim de tamanho médio em casa, basta abrir um buraco na terra com cerca de 60 cm de diâmetro e 35 cm de profundidade, e aí colocar os resíduos orgânicos, cobrindo-os de seguida com uma camada de terra ou folhas secas.

Se você não tiver espaço em um jardim e optar por fazer um compostor para servir de adubo para seus vasos ou floreiras, vai aqui um modelo bem simples:

No interior de um daqueles latões de lixo grandes de plástico, colocar dois tijolos no fundo e fazer um buraco na lateral perto do fundo, para que possíveis resíduos líquidos possam sair, em seguida coloque outro latão de tamanho menor por cima dos tijolos. O segundo latão deve estar perfurado por baixo e nos lados.

Como distribuir os elementos internos:

Dentro do latão perfurado, coloque ao fundo uma camada de ramos grossos para que fique arejado, em seguida coloque mais ou menos 10 cm de palha, feno, serragem ou folhas secas.

Coloque uma pequena porção de terra, pequena mesmo para que não compacte as camadas abaixo.

Ai vem a camada dos restos de alimentos e outros que podem ser utilizados para a compostagem, podem ser: restos de vegetais crus, borras de café incluindo filtros, restos de cascas de frutas, arroz e massa cozidos, cascas de ovos esmagadas além de cereais e flores.

Cobrir tudo isso com outra camada de palha, serragem ou folhas secas, devendo regar cada uma das camadas a ponto de ficarem bem úmidas, mas não encharcadas.

Pode se fazer várias camadas, mas a última deve ser sempre dos ramos grossos, para que fique arejado e também não se propaguem odor e insetos indesejáveis.

O tempo para degradar a matéria orgânica no compostor depende de diversos fatores. Por isso mesmo, quanto maior for a atenção à pilha de compostagem, mais rapidamente funcionará o processo.

Se os resíduos forem adicionados em pequenas dimensões, alternando camadas de resíduos verdes com resíduos castanhos, mantendo a umidade e remexendo a pilha três vezes por semana, o composto poderá estar pronto em 2 a 3 meses.

Aplicação do composto

Quando o composto estiver pronto deve retirá-lo da pilha de compostagem e deixe-o repousar 2 a 4 semanas antes da sua aplicação. Para aplicar você pode espalhá-lo em camadas de 1 a 2 cm de espessura misturado com o solo, mas sem enterrar e se pretender usar o composto em plantas envasadas, não coloque mais do que 1/3 do composto por vaso.

Lembre-se que o composto aumenta capacidade de retenção dos nutrientes e da água, favorece o arejamento do solo além diminuir os resíduos enviados para aterros, assim como a necessidade do uso de fertilizantes químicos contribuindo assim com o meio ambiente.
Espero que as informações possam ser úteis, obrigado e até a próxima.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Bituca de cigarro, o tamanho é pequeno mas o estrago é grande!



O cigarro não faz mal só para quem o fuma, pois além de prejudicar quem está próximo ao fumante, os chamados fumantes passivos, faz mal também ao meio ambiente.
Isso porque todos os dias milhares de pessoas arremessam a bituca, ou seja, o filtro do cigarro onde quer que estejam quando terminam de fumar.

Segundo estimativas, de 4 a 5 trilhões de bitucas de cigarro se tornam lixo todo ano.
Além de causar poluição visual, uma única bituca carregada pelo vento pode ser a causa de pequenos incêndios em canteiros de estradas, ou pior, pode ser a causa de um desastre ambiental, como as queimadas em regiões de preservação.

Quando vemos uma noticia de que uma queimada pode ter sido causada por bituca de cigarro aceso, devemos considerar também que muitas espécies de animais habitavam o local, portanto o homem através do cigarro pode causar um grande desequilíbrio ao ambiente.
Uma área de vegetação queimada pode demorar anos a se recuperar, se houver recuperação, pois há ocasiões em que até as raízes das plantas e árvores são destruídas.

Uma bituca de cigarro pode levar de 2 a 5 anos para se decompor na natureza, e enquanto isso ela libera resíduos tóxicos no ambiente além de poder ser ingerida acidentalmente por algum animal, como alguma ave ou peixe, por exemplo, e causar a morte do indivíduo.

São poucas as empresas ainda que recolhem e reciclam as bitucas, elas podem ser utilizadas por usinas cooperativas, que as transformam em matéria-prima para as indústrias siderúrgicas, cimenteira e de papel.

Sou realista a ponto de saber que juntar para reciclar milhares de bitucas pode ser muito difícil, mas só de elas não fazerem parte da paisagem do dia a dia, portanto tomando o rumo do saco de lixo, já é alguma coisa.

Aproveitando o tema, lixo no meio ambiente, gostaria de citar o tempo que uma garrafa pet demora a se decompor, aproximadamente 100 anos. 
Citei a garrafa pet, pois considero ser um dos maiores problemas da atualidade, já que apesar de a reciclagem estar cada vez mais fazendo parte do dia a dia, ainda vemos muitas delas boiando pelos rios e córregos que cortam nossa cidade.

Creio que somente através da educação vamos mudar a situação atual, portanto vamos torcer para que cada vez mais o ser humano tome consciência do mal que causa ao meio ambiente, lembrando principalmente que aqui é a nossa casa e por isso mesmo é que devemos mantê-la limpa, para nós e para os nossos descendentes.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

D.N.A. Informações e Curiosidades



Você que pensa que a sigla DNA significa “data de nascimento antiga”, está completamente enganado! Rsrs

Esta sigla em inglês significa em português, Ácido Desóxirribonucleico, que é um composto orgânico formado por moléculas que contém as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos.

Quem descobriu o DNA foi um cientista suíço chamado Johann Friedrich Miescher, no século XIX, e em 1953 os cientistas James Watson e Francis Crick descobriram sua estrutura, que é a figura que conhecemos hoje.

Nos organismos, o DNA não existe como uma molécula única (cadeia simples), mas sim como um par de moléculas (cadeia dupla) firmemente associadas. As duas longas cadeias de DNA enrolam-se como uma trepadeira formando uma dupla hélice. (Imagem).

O DNA encontra-se no núcleo das células de um organismo, no interior dos cromossomos, aqueles X e Y, lembram?  E sua principal função é armazenar informações necessárias para a construção de proteínas.

Uma molécula de DNA do ser humano possui aproximadamente dois metros de comprimento, encapsulada em um núcleo celular, o equivalente a acomodar uma linha de 40 km de comprimento em uma bola de tênis. 

Com exceção de gêmeos univitelinos, o DNA de cada indivíduo é exclusivo, portanto cabe aqui o ditado popular, “cada um é cada um”.

Há alguns anos atrás muito se falava de DNA, era moda, quem não se lembra dos tais testes de DNA para descobrir quem era o pai da criança em programas de tv? Ou o combustível com DNA? Shampoo com DNA?

Veja, se todo ser vivo possui DNA, para se dizer que tal produto possui DNA é porque pelo menos uma célula do ser está presente no produto, é o caso do shampoo que possui extrato de plantas. Já no caso do combustível, a intenção creio eu é que queria se dizer que o produto tem identidade própria, é único e inconfundível, mas não creio que possuía realmente DNA.

Hoje em dia graças aos testes de DNA é possível identificar, por exemplo, se suspeitos de crimes são realmente culpados ou são inocentes, determinar a identidade de corpos muito danificados por acidentes ou ainda se os traços de DNA encontrados são de uma pessoa desaparecida, nos dois últimos casos, comparando com um familiar se dá a descoberta.

A notícia mais recente e interessante que tem a ver com DNA é a possível identificação da identidade de Jack, o estripador, um assassino em série que aterrorizou Londres nos anos 1880.

De acordo com um livro e alguns pesquisadores, um xale de uma das vítimas que ainda continha sangue da vítima e sêmen do assassino foi descoberto, e então utilizando os exames de DNA foi possível achar seus descendentes e chegando á provável identidade do autor dos crimes. 

Enfim, os avanços científicos estão cada vez mais auxiliando o homem em questões que, antigamente não ficavam tão claras, e a tendência pelo que vemos nos noticiários diariamente é que ainda há muito desse horizonte para se desvendar.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

O gato doméstico !



    



Todos nós sabemos que não devemos julgar uma pessoa antes de conhecê-la, e o mesmo pode ser atribuído a alguns animais, como por exemplo, o gato doméstico. (Foto).
Esse animal costuma ter má fama e algumas pessoas evitam até mesmo se aproximar dizendo que ele traz azar ou que pode avançar sem motivos.

Mas ao contrário que se pensa o gato não é um animal ruim, ele simplesmente tem alguns hábitos diferentes de outros animais domésticos que conhecemos.
Em geral o que se diz de um gato é que ele é traiçoeiro, por isso ficamos desconfiados, mas este modo de pensar vem mudando para algumas pessoas.
O animal na foto é uma gata que chamava Faísca, eu a conheci há alguns anos atrás e, a princípio como outros também fiquei muito desconfiado, no entanto, o que ocorreu depois de algum tempo foi o que me deixou surpreso e feliz.

Após um tempo de convivência ela passou a me conhecer e a ter algumas reações quando me encontrava como, por exemplo, miar bem alto ou chegar bem perto para ganhar um carinho. A partir daí passei a entender que os gatos demoram mais tempo para ter confiança nas pessoas, sem contar é claro que como qualquer animal que se for bem tratado, irá corresponder ao que lhe for feito.

 Por isso, aqui vão algumas informações interessantes sobre os gatos para que possamos entendê-los melhor.

 Um gato pode viver de 15 a 19 anos, ter duas crias por ano e pode dar à luz de 2 a 6 filhotes após uma gestação de 62 dias.
O miado é uma das maneiras de o gato se comunicar e são 11 os tipos de sons emitidos, existem ainda alguns gatos que raramente miam.
Já aquele miado alto que parece um choro de bebê e que de vez em quando nos acorda na madrugada é uma reação da fêmea na época de reprodução, alertando os machos da redondeza sobre a sua presença.
Com o tempo e a convivência com eles, pode se chegar a um ponto em que o dono é capaz de entender o que o animal está querendo apenas pelos diferentes tons do miado.
Os gatos são mais ativos durante a noite, dormindo em média cerca de 16 horas por dia e o interessante é que eles também sonham.
Eles passam mais de 30% de seu tempo cuidando da beleza e higiene, lambendo-se de forma contínua por um longo tempo, por isso é que um gato tem muito pouco ou não tem nenhum cheiro.

O gato é um animal independente e que tem vontade própria, mas nem por isso deixa de demonstrar amor pelo dono.
Um estudo recente diz que ter gatos faz bem para a saúde, isso porque comprovaram que pessoas que têm gatos sofrem menos ataques cardíacos. Pensando bem, nesse caso vale a pena os pelos soltos pelo sofá!

 Uma questão que é importante esclarecer é que algumas pessoas pensam que os gatos têm e transmitem asma por causa do som muito característico que emitem, o ronronar. Na verdade, o ronronar é uma forma do gato demonstrar que está feliz e satisfeito. Esse som é reservado somente aos seres humanos já que um gato nunca ronrona para outro gato.

 É então importante desmistificar certas lendas sobre os gatos, mas não esquecendo dos cuidados, respeito e o conhecimento de suas necessidades e seus hábitos, para que se possa assim viver em harmonia com esse animal.

 
Para finalizar gostaria de lembrar que o abandono de gatos é infelizmente comum, portanto se você estiver pensando em ter um gato em casa, procure partir par a adoção, existem locais onde se pode visitar e escolher um ou também pode ser pela internet, são vários os sites dedicados a adoção de animais. Além de não gastar dinheiro na compra, você vai dar um lar a um gatinho sem teto.

Obrigado e até a próxima!

 

domingo, 10 de agosto de 2014

OS VÍRUS !






O biólogo russo Dimitri Ivanowsky foi quem descobriu, estudando doenças nas folhas de fumo em 1892, um novo agente infeccioso. Era um vírus.

Os vírus são seres que não possuem estrutura celular e, por isso, a maioria dos pesquisadores nem os considera um ser vivo e sim um simples parasita, visto que fora da célula hospedeira eles não manifestam nenhuma atividade: não crescem, não fabricam substâncias e também não reagem a estímulos.
Um vírus seqüestra o mecanismo celular do seu hospedeiro para criar mais partículas de vírus e assim completar o seu ciclo de vida, por isso, pode ser considerado “um pirata celular”.

Os vírus precisam se acoplar a uma célula, penetrar e, em seguida, liberar seu DNA dentro dessa célula, simplesmente aguardando que ela faça todo o trabalho de reprodução de novos vírus.
Entretanto, o problema é que essa célula dominada é alterada e geralmente morre, liberando assim muitos outros vírus, só aumentando a infecção.

Existem também os bacteriófagos, vírus estes que infectam bactérias e, como nos outros casos, também injetam seu DNA. Mas, como os genes da bactéria não diferenciam os genes invasores dos seus próprios, ela os reproduz e, em seguida, por meio de um processo chamado “lise”, que é a destruição da parede bacteriana, são liberados centenas de novos vírus que podem reiniciar o processo.

Um único vírus é capaz de em apenas 20 minutos originar centenas de novos vírus.
Eles podem ser encontrados em variadas formas: oval, esférica, poliédrica e a forma de bastonete.

O mais conhecido por nós é o vírus da gripe, que geralmente ataca as células das vias respiratórias, e o principal motivo de quase todo ano esse vírus nos contaminar, é que ele tem a capacidade de mutar, ou seja, ele pode sofrer mudanças genéticas que nosso organismo desconhece quando é atacado. Então, alguns dias se passarão até que nosso organismo produza os anticorpos necessários para combatê-lo.

O sintoma comum a todas as infecções virais é a febre, mas a febre ocorre por um bom motivo! É o combate do nosso corpo ao agente infeccioso que está acontecendo, pois o aumento da temperatura corporal também ajuda a eliminar muitos dos vírus presentes.

Além da febre, a dor de garganta, a fadiga, a perda de apetite, os calafrios e a dor de cabeça também são alguns sinais característicos de infecções virais. Além disso, existem muitos outros exemplos de vírus que fazem parte do nosso cotidiano, como o vírus da poliomielite, o vírus da rubéola, o vírus do sarampo, o da catapora e o HIV, entre outros.

Muitas doenças causadas por vírus podem ser evitadas com uma simples vacina, portanto, temos que ficar atentos com as datas de vacinação, principalmente com as crianças, porque caso ocorra uma contaminação, só restará utilizar algum medicamento para aliviar os sintomas e torcer para que os anticorpos ajam com rapidez no organismo!

 

terça-feira, 29 de julho de 2014

AS AVES CAÇADORAS !



                                                            

 
As aves que possuem em seu corpo ferramentas que lhe permitam caçar para se alimentar são chamadas aves de rapina ou também rapinantes. Alguns exemplos destas espécies são os falcões, os gaviões, as águias e as corujas.
 Segundo pesquisas de campo, no Brasil existem 66 espécies de aves de rapina.
 Uma ave de rapina brasileira que além de muito interessante é também muito bonita, é o Gavião Urubitinga (Buteogalos urubitinga) (foto), que utiliza da sua semelhança com os urubus para se camuflar entre eles e, poder assim, atacar sua presa sem que ela tenha tempo de fugir.
 Esse gavião tem sua distribuição nas regiões sudoeste e sul do Brasil e, como todas as aves de rapina, tem as garras muito fortes e o bico muito afiado para poder se alimentar.
 Já outro tipo de rapinante, as corujas, possuem hábitos totalmente noturnos, pois enxergam três vezes mais à noite do que de dia e têm a audição muito aguçada. Em geral, as corujas são associadas ao azar, mas isso não passa de folclore, elas devem é ser protegidas.
Elas são muito importantes pois fazem um controle biológico, já que se
alimentam de pequenos mamíferos como ratos e também de insetos como as baratas, evitando uma superpopulação dessas espécies.
 
Na grande metrópole de São Paulo existem várias espécies de corujas que aproveitam a abundância de alimento disponível devido à grande quantidade de lixo que a cidade produz.
 
Durante meu tempo de estágio no Zoológico de São Paulo no Setor das Aves, tive a sorte de ter contato próximo e diário com esses animais. Posso garantir que foi uma experiência ímpar. Aprendi muito, tanto com os animais como também com os profissionais que lá estavam!
Espero que cada vez mais as pessoas possam entender a importância dessas aves, para que elas não desapareçam da natureza.

domingo, 13 de julho de 2014

Melhore a qualidade de vida do seu animal de estimação !



 

 
Se você tem um animal de estimação e percebe que de vez em quando ele fica triste ou com comportamentos repetitivos e estranhos, talvez ele esteja precisando de algo muito simples de você proporcionar a ele, um “Enriquecimento Comportamental”.

 O enriquecimento comportamental hoje em dia já é muito utilizado em laboratórios, criadouros e até em zoológicos.
Esse trabalho consiste em utilizar objetos e outras ferramentas que venham permitir ao animal ter alguma atividade física e também alguma distração.

  Se nós humanos quando estamos sem fazer nada ou temos uma rotina ficamos entediados, imagine um animal que fica por anos e anos em um viveiro, um quintal ou em um recinto sem nada para fazer !

 Alguns problemas constatados por biólogos em animais estudados são, por exemplo, ficar andando sempre no mesmo local do recinto, ficar se coçando sem motivo ou em casos de algumas aves, arrancando suas próprias penas.

A esse comportamento dá-se o nome de: Comportamento Estereotipado.

 Este tipo de problema foi detectado inclusive em alguns animais de grande porte, como ursos, gorilas, araras e alguns felinos.
A falta de alguma atividade para um animal também pode acarretar em um comportamento agressivo.
Pode também causar a falta de apetite e com isso a má alimentação, causando baixa resistência a doenças e levar o animal a morte.

 Existem várias técnicas de enriquecimento comportamental que podem ser utilizadas, por exemplo: no caso de aves, colocar troncos, galhos e até cordas no viveiro, em outros casos podemos esconder a comida para que o animal procure, além de oferecer brinquedos como bolas e outros materiais que podem ser adaptados para esse fim.

 Com os animais domésticos em geral o trabalho de enriquecimento é mais simples, pois basta darmos um brinquedo ou um osso para o cachorro, colocar algumas argolas para o periquito ou papagaio brincar ou ainda dar uma bola de lã para o gato que, sem dúvidas veremos esses animais mais ativos e bem mais dispostos.

 Lembre-se, seu animal de estimação depende somente de você e de suas atitudes para ter uma vida bastante ativa, ficando assim mais feliz e saudável.