quarta-feira, 11 de junho de 2014

O Tucano Toco


Durante um período do meu curso de Biologia na faculdade, tive a felicidade de estagiar na antiga Escola de Ecologia de São Caetano do Sul.

A foto acima foi tirada por mim dentro do recinto do animal, aproveitando um momento onde eu limpava o local e trocava a alimentação dele.

Ele estava lá porque não podia mais voar devido a um problema em uma das asas e, portanto, não mais conseguiria sobreviver livre no meio ambiente. Esse é um dos motivos pelo qual vemos alguns animais presos em recintos em determinados parques e zoológicos. Outro motivo é o estudo científico, onde às vezes, uma informação coletada de apenas alguns indivíduos, pode ajudar na conservação de toda a espécie.

Foi uma grande emoção e um privilégio ter essa ave a poucos centímetros de mim, e é por isso que resolvi dividir a experiência e também iniciar meus posts com algumas informações sobre o tucano toco. Espero que gostem.

 O tucano toco (Ramphastus toco) (foto) é uma das mais belas aves que existem no mundo, sua distribuição abrange as florestas tropicais de toda América do Sul.

Sem dúvida, uma das características mais marcantes dessa ave é o seu bico grande e amarelo, que tem funções muito importantes tanto na alimentação como na reprodução. Isso porque ele é utilizado para pegar frutos em lugares de difícil acesso, perfurar madeira para capturar insetos e ainda pode ser utilizado pelos machos para impressionar as fêmeas. Quando dormem, os tucanos giram a cabeça e escondem o bico entre as penas das asas, isso para não chamarem a atenção com a cor chamativa, porque é nessa hora que eles ficam mais vulneráveis.

 Apesar de ser grande, o bico do tucano é muito leve, não atrapalhando nem um pouco na hora do voo, esse bico é constituído de queratina que é o mesmo material das nossas unhas. Estudos comprovaram que o seu bico também serve com um dispersor natural de calor, devido ao número de vasos sanguíneos nele presentes em contato com o ambiente.

 Geralmente os tucanos voam em bandos fazendo muito barulho. Sua reprodução acontece no final da primavera, quando as fêmeas podem botar de 2 a 4 ovos que são chocados por mais ou menos 20 dias tanto por elas, como também pelos machos em caráter de revezamento.

 O tucano é do tipo de ave que não apresenta dimorfismo sexual, ou seja, só de olhar você não consegue distinguir o macho da fêmea. Para isso, é necessário o procedimento que chamamos de sexagem do animal, que é feito por meio de um exame de sangue laboratorial.

Ele vive em média de 15 a 20 anos e seus predadores naturais são as aves de rapina.

Para finalizar acho que vale acrescentar que atualmente, além das aves de rapina, infelizmente o homem, por meio do contrabando de animais e do desmatamento, também deve ser considerado um predador desse animal.

E não perca, no próximo post, informações e curiosidades sobre o nosso sangue.

Um abraço e até mais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário