quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

O fantástico mundo das formigas


Segundo os pesquisadores, existem no mundo todo cerca de 8.000 espécies de formigas, que estão distribuídas por todos os continentes, com exceção apenas dos pólos.
No Brasil são cerca de 2.000 espécies, e um dos fatores que contribuem para essa quantidade, é a grande diversidade de material vegetal que possui nosso país.

As formigas que são consideradas nocivas para as plantas ornamentais, flores e para jardins são chamadas de formigas cortadeiras, pois tem o hábito de cortar e transportar pequenos pedaços de folhas para dentro de seus ninhos, são elas as saúvas (gênero Atta) e as quenquéns (gênero Acromyrmex), que podem ser encontradas tanto no campo quanto na zona urbana.

São no Brasil 10 espécies de saúvas e 29 espécies de quenquéns, elas são diferenciadas pela morfologia externa e também pelos aspectos dos ninhos.
As saúvas medem de 12 a 15 mm de comprimento e tem seus formigueiros grandes e de terra solta, enquanto as quenquéns medem de 8 a 10 mm e seus formigueiros são pequenos.
Os formigueiros são formados da terra que elas retiram do solo para fazerem as câmaras subterrâneas onde residirão.

Já outra espécie de formiga, chamada de lava-pés, são aquelas que picam dolorosamente, e também são mais comuns nos jardins e em locais com sol pleno. Os ninhos destas são pequenos e chamados de murundus, dos quais quando mexidos saem milhares de formigas ao mesmo tempo.

O problema de receber uma picada dessas formigas é que muitas pessoas são alérgicas ao veneno, podendo ser ocasionado um choque anafilático (reação alérgica e violenta a uma substancia qualquer).

As formigas são consideradas insetos sociais, pois, cada uma tem sua função na comunidade que habita, suas colônias são compostas de muitas operárias de vários tamanhos que cavam o ninho, coletam o alimento, cuidam das crias da rainha, dos ovos, larvas e pupas. Os machos são chamados de bitus, as fêmeas de tanajuras ou iças, que alados são reprodutores e ocorrem geralmente nas épocas mais quentes do ano.
Cada fêmea alada sai do ninho e pode acasalar com 8 machos, após essa etapa o macho morre e a fêmea encontra um local favorável para formar um novo sauveiro, onde após cortar suas asas, ela faz um buraco no solo para iniciar a colônia botando ovos pelo resto de sua vida.

Existem também algumas formigas que se associam a insetos sugadores de seiva, são aquelas que geralmente são vistas caminhando sobre plantas e sem uma intenção definida, isso ocorre porque deve haver algum inseto sugador infestando a planta, como os pulgões, cigarrinhas e moscas brancas, que liberam pelo ânus uma substância açucarada e que atrai as formigas, elas então em troca desse néctar protegem os insetos de seus inimigos naturais.

Algumas curiosidades:

O estudo de formigas chama-se mirmecologia e elas são seres tão interessantes que os cientistas criam formigueiros em laboratórios para estuda-las.

As formigas não levam as folhas cortadas para dentro do ninho para come-las, elas estocam o vegetal em câmaras, onde cresce um fungo que se alimenta dessas folhas, e aí está o alimento das formigas, o fungo.

As formigas cortadeiras podem em uma única noite desfolhar uma arvore inteira de grande porte.

Se você tem problemas com formigas aí vão algumas dicas para combate-las:
Use um cone invertido no tronco da planta, pode ser de plástico, lata ou borracha e coloque graxa na parte interna do cone.

Existe uma crença de que se passar cal no tronco da árvore as formigas não sobem, isso não funciona.

Uma dica é plantar no seu jardim espécies que não sejam atraentes para formigas como mamona e gergelim, além de as chamadas espatódeas, que tem folhas de cores vermelha ou abóbora e são muito vistosas, pode surtir algum resultado pois estas são toxicas para o fungo de que elas se alimentam.

Quanto a eliminação de formigas quando estas viram pragas, pode-se utilizar inseticidas líquidos, fumaça toxica ou formicida em pó, mas isso deve ser utilizado somente se houver extrema necessidade, ou por uma empresa especializada, pois existem alternativas não toxicas e não poluentes para a eliminação desses insetos.

É bom lembrar que qualquer controle indiscriminado que se faça pode alterar o equilíbrio do meio ambiente, pois as formigas também têm seu papel no controle biológico de algumas pragas e de outras espécies de formigas.


Enfim, muitas são as espécies de animais que dão exemplos de como deve ser a vida em uma sociedade em que tudo funcione em prol de todos os seus membros e consequentemente da continuidade da espécie, as formigas são um belo exemplo disso, bastasse o ser humano aprender mais com outros seres com quem divide o planeta que já seria um pouquinho melhor o mundo em que vivemos hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário