sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Conhecendo um pouco mais sobre os peixes



O nome comum peixes vem do latim, “pisces”, e são varias as espécies que vivem nos mais variados ambientes do nosso planeta. Eles podem ser encontrados tanto em água doce, salgada, quente ou fria, dos mares do equador até os pólos, e desde a superfície até 9.000 m de profundidade.

Para um peixe se ajustar em diferentes profundidades ele possui um órgão chamado bexiga natatória, que irá atuar como órgão hidrostático.
Em alguns peixes a bexiga natatória pode ser utilizada para auxiliar na respiração e servir também para emitir sons que podem ser utilizados, por exemplo, para reunir indivíduos de mesma espécie.

Os ovos de um peixe são muito pequenos e podem ser também muito numerosos.
Na época de reprodução uma Truta, por exemplo, pode por até 5.600 ovos, um Bacalhau pode por mais de 6.000 ovos e um peixe chamado Peixe-lua pode por ate 300.000.000 ovos.

A alimentação dos peixes é bem variada, alguns se alimentam de vegetação aquática, outros de minúsculos invertebrados, e outros se alimentam de materiais do fundo ou de outros animais, como pequenos mamíferos e também aves.

Uma espécie curiosa é o peixe Saltador-do-lodo, que é capaz de se locomover em terra. Essa característica lhe permite um tremendo sucesso na luta pela sobrevivência, já que ele tem acesso a locais que outros peixes não têm e assim pode se alimentar de pequenos invertebrados que ficam expostos em buracos durante a maré baixa.

Existem peixes que não possuem ossos e sim cartilagem, é o caso dos tubarões e as raias. Existem aqueles que trocam de cor se camuflando no ambiente para fugir dos predadores e os peixes elétricos, como o Poraquê, o Bagre africano e um peixe chamado Treme-treme que é capaz de produzir uma descarga de 200 volts podendo inclusive atordoar um homem.

Uma pergunta que é muito freqüente e bem interessante é se os peixes bebem água. Na verdade o peixe precisa de muita água entrando em sua boca para passar pelas brânquias e assim retirar o oxigênio e mandar para o sangue, mas, para sanar a dúvida, sim os peixes de água doce ingerem água junto com o alimento, enquanto os peixes de água salgada literalmente bebem água pura.

Os peixes sempre foram e continuam sendo muito importantes para o homem, primeiro porque desde os tempos remotos eles servem de alimento.
Segundo que hoje em dia são muitas as utilizações dos peixes, como por exemplo, a produção de óleo, tintas, inseticidas ou para recreação além de fazerem um controle importante de larvas de mosquitos.

Infelizmente fatores negativos como a pesca predatória e a poluição ambiental vem diminuindo muito o numero de indivíduos de algumas espécies de peixes, de crustáceos e até de mamíferos aquáticos de grande porte como as baleias.

Eu acho que é possível sim usufruir o meio ambiente com tudo o que ele nos oferece, mas tem que ser com sabedoria, precisamos lembrar que fazemos parte do meio, não que somos donos dele.

Senão, no futuro o homem poderá ter que lhe dar com as consequências das ações que pratica já há muito tempo, e elas podem ser muito desagradáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário