sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

O verdadeiro tesouro



Se alguém pedisse para que citássemos algo que seja considerado muito valioso, provavelmente o que viria a nossa cabeça seria algo como petróleo ou pedras preciosas como diamantes ou ouro. Mas será que esses exemplos são realmente o que há de mais valioso na terra?

Do ponto de vista da existência de vida, a resposta é não. Podemos viver sem petróleo ou pedras preciosas, mas não pode haver vida sem água.

Veja, em função da superfície do nosso planeta ser formada de ¾ de agua, temos a falsa impressão de que esse é um elemento aparentemente infinito. Mas está ficando cada vez mais escasso e valioso tanto que em alguns casos a água é o pivô de conflitos internacionais.

O homem além de desperdiçar em grande escala, polui de maneira grotesca já que despeja toneladas de esgoto sem tratamento todos os dias nos rios.
Um outro exemplo são os enormes derramamentos de óleo que ocorrem com frequência nos oceanos, causando às vezes danos irreversíveis a natureza.

A água que chega às residências necessita de um longo tratamento e grande parte dela não é utilizada para o consumo. Pense na quantidade de água que é comprada por dia embalada em garrafas e galões, para imaginar o quanto as pessoas confiam na qualidade da água que sai das torneiras das casas.

Veja agora o porquê é rara a água própria para consumo no planeta:
97% da toda a agua existente é salgada, 2% encontra-se congelada nos polos, portanto apenas os 1% está localizada nos rios, lagos e lençóis freáticos subterrâneos, e podem vir a servir para consumo.

O tema é propício para o atual momento, visto a crise hídrica que se abate principalmente sobre a região sudeste do país.
Essa crise é apenas um dos muitos episódios na vergonha que é o abastecimento de água e, portanto o saneamento básico no Brasil.

As campanhas que estão em andamento para que todos economizem água são válidas, pois reeducam a população no que diz respeito ao modo como a utilizamos. Mas especialistas afirmam que a atual crise nada tem a ver com a falta de chuvas, pois há países em que a chuva é rara e a reutilização e captação são feitas há muito tempo pelo Estado e de forma exemplar.


As regiões afetadas no nosso país atravessarão essa crise hídrica, porém o ideal é que a lição seja aprendida, tanto por nós quanto pelos nossos governantes, para que atitudes mais sábias sejam tomadas e assim saibamos dar mais valor a esse verdadeiro tesouro que é a água. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário